Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

EB2,3/S da Graciosa

Exposição de motivos

Em pleno século XXI, o nosso planeta tem vindo a deparar-se com um problema que para o nosso planeta pode ser fatal, o Aquecimento Global. Este problema é causado principalmente pela emissão de gases, que nas últimas décadas tem vindo a aumentar exageradamente. Como se costuma dizer, o ser humano é um ser insatisfeito, quanto mais tem mais quer, e devido ao excesso de consumismo, corremos o risco de vir a perder o nosso planeta. O aumento de 2°C parece um número tão insignificante mas é o que nos separa de uma catástrofe iminente. Por isso, a Escola Básica e Secundária da Graciosa, com vista a reverter as mudanças climáticas propõe a implementação das seguintes medidas:

Medida proposta 1.:

Criação de um selo, que visa a distinção das empresas que produzam sobre determinados critérios de sustentabilidade ambiental. Criando igualmente uma entidade externa às empresas com fins de fiscalização dos mesmos critérios. As empresas que reúnam essas condições, terão como recompensa um subsídio estatal integrado no Orçamento de Estado do ano seguinte.

Medida proposta 2.:

Implantação de máquinas de troca de plástico por talões de supermercado em todo o tipo de empresas, com vista à sensibilização da população para a reutilização do plástico consumido. Reduzindo assim a emissão de gases poluentes da indústria do plástico.

Medida proposta 3.:

Renovação da extensa frota automóvel estatal por veículos movidos a energia elétrica, o que levaria a uma redução dos gases emitidos pelos veículos movidos a energia não renovável e a consequente implantação de postos de carregamento de automóveis em cada município. Dessa forma, torna mais fácil a aquisição deste tipo de automóveis por parte dos munícipes, visto que a preocupação com a existência de um posto de carregamento para o seu automóvel desaparece.