Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Profissional do Fundão (Sede)

Exposição de motivos

Um dos grandes objetivos do Governo de Portugal em matéria de desenvolvimento sustentável é o combate às alterações climáticas. Uma vez que o aumento da temperatura nos mares significa níveis da água mais elevados, com riscos para as zonas costeiras, contaminação de água potável, maior probabilidade de tempestades, destruição dos recifes de coral, colapso dos gelos polares e condições meteorológicas extremas. segundo informações da agência Lusa, o calor contido no oceano atingiu o valor mais alto de sempre em 2018, e só o aumento em relação a 2017 representa o equivalente a 100 milhões de vezes o calor produzido pela bomba atómica em Hiroshima. Segundo alguns investigadores as alterações climáticas são um perigo maior que por exemplo o terrorismo, porque “põem em causa a sobrevivência do planeta”. Por tudo isto, urge a necessidade de todos os países tomarem medidas sérias e eficazes no combate ao aquecimento global.Com as medidas propostas pretendemos contribuir de forma assertiva para a diminuição das emissões de gases de efeito de estufa.Ao evitarmos a desflorestação com o abate de árvores para livros escolares e para caixas de pasta de dentes,ao evitarmos a poluição com plásticos dos oceanos, com as redes nos rios, e assim, permitirmos a entrada de luz e a realização da fotossíntese pelo fitoplâncton.

Medida proposta 1.:

• Colocação,obrigatória, de redes nos rios para evitar a contaminação dos oceanos com lixo e tratamento desses resíduos em locais apropriados.

Medida proposta 2.:

• Implementar tablets na escola para substituir a utilização de livros escolares,(a partir do 3º ciclo) com o objectivo de se diminuir o abatimento das árvores.

Medida proposta 3.:

Implementar leis que obriguem a utilização de cápsulas de café biodegradáveis e proíbam a utilização de caixas de cartão das pastas de dentes em Portugal.