Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Agrupamento Monte da Lua

Exposição de motivos

1. Este programa encontra-se integrado no Plano Anual de Atividades do Agrupamento e foi dada a possibilidade de tratamento interdisciplinar a todos os professores que assim o entendessem. No dia 9 de janeiro foi realizada uma reunião com os elementos das listas com o intuito dos alunos se conhecerem, para esclarecimentos de dúvidas, bem como para preparar o debate. Foi feito o convite à participação de um Deputado da Assembleia da República e um debate realizado no dia 14 de janeiro com a participação da deputada Ana Sofia Bettencourt. Num primeiro momento, foram apresentados os candidatos das diversas listas e através dos “cabeças de lista” apresentadas as medidas de cada lista. Seguidamente, houve espaço para o debate de ideias e para a intervenção do público em geral. Há ainda a referir que o auditório da Escola Secundária de Santa Maria contou com a presença de várias turmas, num total aproximado de 120 alunos. 2. A divulgação do projeto foi realizada, primeiro, através da criação de cartazes afixados em diversos locais das Escolas, segundo, através do recurso à página do agrupamento. Para este programa foi criado um espaço no site do agrupamento que é frequentemente atualizado em função das diversas atividades, por exemplo, divulgação do programa, divulgação do debate, etc. Foi, ainda, feita e enviada a todos os diretores de turma uma pequena apresentação em powerpoint do programa fomentando o interesse pelo mesmo. Foi também disponibilizada uma vitrine onde foram colocadas as diversas iniciativas, tais como, a calendarização do programa, as atividades a desenvolver e a documentação essencial ao mesmo. Houve ainda um contacto regular com os alunos de forma presencial e por correio eletrónico. 3.No que concerne às regras do programa não há nada a registar. Para o próximo ano letivo propomos o tema de “Justiça Social”.

Medida proposta 1.:

Reduzir os impactos negativos da produção intensiva de carne, peixe, ovos e produtos lácteos. Para isso é necessário aumentar o investimento em projetos de educação alimentar para sensibilizar a população de modo a reduzir o seu consumo. Temos de mudar a alimentação do gado para sementes de linhaça e alfafa. Incentivos aos agricultores para aumentarem a produção e acessibilidade dos produtos.

Medida proposta 2.:

Inovação do sistema de separação de resíduos através da adição de ecopontos para resíduos orgânicos e não recicláveis. O lixo orgânico para a produção de energia através da biomassa e o lixo não reciclável com finalidade de produção para a energia de aquecimento em centrais de queima de lixo.

Medida proposta 3.:

Com vista a reduzir a emissão de gases poluentes pretende-se transformar os transportes públicos e o espaço público num meio mais eficaz para circular. Aumentando a interconectividade e a frequência dos transportes, a eficácia dos mesmos e a segurança das ruas (alargamento de passeios e construção de ciclovias), bem como, o uso de estratégias que permitam a redução da emissão de gases dos veículos e fábricas.