Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária de Freamunde, Paços de Ferreira

Exposição de motivos

As Alterações Climáticas têm vindo a ser identificadas como uma das maiores ameaças que a humanidade enfrenta na atualidade e como tal nós jovens, estamos muito preocupados, visto que este problema vai afetar as gerações futuras. Porque razão pode afetar as gerações futuras? Como sabemos, o aquecimento global é o processo do aumento de temperatura média dos oceanos e da atmosfera, causado pelas grandes emissões de gases, que intensificam o efeito de estufa. Estes gases resultam, essencialmente, da queima de combustíveis fósseis, desflorestações, entre outras atividades humanas. Quais são os possíveis impactes destas alterações climáticas? As alterações climáticas afetam todas as regiões do mundo: As calotes de gelo estão a derreter e o nível médio das águas do mar está a subir; em algumas regiões, o nível de pluviosidade está a aumentar, gerando inundações, enquanto que noutras as ondas de calor agravam-se e provocam secas severas; intensificam-se os fenómenos meteorológicos, como tornados e furacões ... De acordo com as previsões dos cientistas, estes impactes irão intensificar-se nas próximas décadas e se o ser humano não intervier, podemos presenciar uma nova extinção em massa, tal como já aconteceu no passado. Torna-se pois urgente uma mudança nos nossos hábitos de consumo e na nossa atitude face à resolução de problemas ambientais.

Medida proposta 1.:

Criar uma lei que implique que por cada área desflorestada se assegure a criação de uma área florestal equivalente.

Medida proposta 2.:

Reforçar a utilização de transportes públicos ou elétricos como promoção e proteção de espaços verdes, tal como diminuir os impostos para os utilizadores de carros elétricos.

Medida proposta 3.:

Instalação e inspeção minuciosa de sistemas de controlo de emissão de gases com efeito de estufas em indústrias e posterior exposição pública da prevaricação com consequente coima.