Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica e Secundária de Machico

Exposição de motivos

António Guterres, no seu discurso de abertura da 24ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas para as Alterações Climáticas, foi claro: as alterações climáticas são a maior ameaça à Humanidade. Apesar de desvalorizado por alguns países, o tema é sério! Vivenciamos um problema transnacional, com consequências que comprometem o futuro e as responsabilidades deverão, por isso, ser repartidas por todos! É preciso debater e concertar linhas de ação para um plano internacional global. É urgente “fazer” e implementar medidas para travar o aquecimento global. É importante cumprir. Mas é, também, fundamental consciencializar, reformular hábitos e fomentar as boas práticas ambientais em cada um de nós!

Medida proposta 1.:

Investir no desenvolvimento de estudos científicos direcionados para a criação de tecnologia de armazenamento da energia renovável produzida em Portugal.

Medida proposta 2.:

Reforçar os mecanismos legais de fiscalização, e respetiva punição, dos diversos setores económicos que não cumpram com as boas práticas ambientais estipuladas por lei.

Medida proposta 3.:

Apostar na instalação de equipamentos destinados à utilização de energias renováveis nos edifícios públicos, de modo a torná-los energeticamente eficientes.