Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Centro de Estudos de Fátima

Exposição de motivos

De entre todas as ameaças a que estamos sujeitos, as mudanças climáticas são talvez a maior ameaça ambiental do século XXI. Este é um problema que não vai desaparecer e que tem implicações profundas a todos os níveis: económico, social e ambiental. Em 2007, cientistas especializados na área, apontavam a atividade humana como a principal causa das mudanças climática. Por isso, é urgente que se tomem medidas, é urgente que se alterem comportamentos. As decisões tomadas hoje irão ter implicações profundas e diretas na vida de amanhã, ignorar tal constatação significa agir com negligência. Há que assumir uma postura de responsabilidade pelas gerações presentes mas também pelas gerações vindouras.

Medida proposta 1.:

Implementação de medidas, por parte do Estado, para a rápida reconversão de 50% dos meios de transporte público de passageiros tornando-os "amigos do ambiente".

Medida proposta 2.:

De forma a que haja uma redução das emissões de CO2 e uma diminuição da dependência energética, a União Europeia e o Governo, deverão incentivar as indústrias a utilizarem recursos endógenos (resíduos de natureza agrícola e florestal) bem como recorrerem a energias e fontes renováveis.

Medida proposta 3.:

Proibição do uso de utensílios ou recipientes de plástico nas escolas portuguesas.