Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária Augusto Gomes, Matosinhos

Exposição de motivos

1 - Foram organizados dois debates sobre a temática em questão. Nos dias 7 e 10 de janeiro, a ESAG recebeu o Deputado Fernando Virgílio Macedo e os Doutores Fátima Velez e Paulo Nossa da Universidade de Coimbra para debaterem as Alterações Climáticas. A Universidade de Coimbra apresentou, ainda, trabalhos de alunos de Mestrado ligados ao ensino da Geografia, colaborando assim para que os alunos da ESAG refletissem sobre esta temática e enriquecessem as listas a apresentar no projeto. Estiveram envolvidos, nas duas sessões, 90 alunos em cada uma. 2- A divulgação do tema em debate foi realizada, em todas as turmas de 10º ano, no âmbito da área transversal de Cidadania e Desenvolvimento e nos 11º e 12º anos através da leitura de comunicados em sala de aula. Foi, também, enviado material a alguns docentes de áreas mais ligadas à temática para ser explorado em sala de aula com os alunos e afixados vários cartazes sobre o projeto, a sua calendarização, a realização de sessões de esclarecimento, debates com o deputado e com docentes e mestrandos da Universidade de Coimbra. Tudo isto foi, também, publicitado na página da escola. 3- O tema escolhido na Sessão Escolar para o próximo ano letivo foi "A ascensão de partidos de extrema direita no mundo atual".

Medida proposta 1.:

1. Utilização de decompositores de resíduos orgânicos e ecopontos inteligentes. Numa fase inicial utilizar em restaurantes e grandes superfícies privadas e públicas, alargando posteriormente aos condomínios de habitações plurifamiliares e às habitações unifamiliares.

Medida proposta 2.:

1. Modernização urbana sustentável: na construção de novas habitações aplicar janelas fotovoltaicas que aproveitem a energia solar para produzir energia elétrica, permitindo manter a vista das habitações; aplicar sistemas de reutilização das águas, quer das chuvas quer das águas provenientes da utilização doméstica e criar espaços verdes nos telhados dos prédios de modo a rentabilizar o isolamento térmico e aumentar a eficiência energética.

Medida proposta 3.:

1. Implementação de copos/termos orgânicos em todas as escolas do país e em todos os níveis de ensino, em substituição dos copos e garrafas de plástico.