Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol

Exposição de motivos

O aquecimento global e as alterações climáticas são uma ameaça e não deixarão nenhuma parte do globo intacta. Vários estudos comprovam que a emissão de gases de efeito estufa atingiram níveis sem precedentes nos últimos 800 anos, gerando o aquecimento da terra, o derretimento das calotes polares e o consequente aumento do nível do mar. Caso não haja redução das mudanças climáticas, os cientistas preveem impactos severos e irreversíveis para a humanidade e para os ecossistemas. Nenhum país conseguirá resolver sozinho este problema, é necessário que todos façam a “sua parte”. É impensável resolvê-lo se não trabalharmos em conjunto. É necessário, portanto, tomarmos iniciativa e partirmos para ações concretas que tragam benefícios individuais e coletivos.

Medida proposta 1.:

Atribuição de terrenos abandonados, assim como de apoios, principalmente no interior do país, a agricultores e engenheiros agrónomos, que devem seguir uma agricultura biológica e sustentável.

Medida proposta 2.:

Melhorar a rede de transportes públicos, tornando-os mais eficientes, a preços mais acessíveis, para incentivarem a população a deixar o seu veículo próprio em casa.

Medida proposta 3.:

Benefícios fiscais para a substituição dos veículos de combustão tradicional (gasóleo e gasolina) por veículos elétricos para uma diminuição considerável de dióxido de carbono que é o principal GEE responsável pelo aquecimento global.