Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária João Silva Correia, São João da Madeira

Exposição de motivos

Relativamente à medida 1, todos os deputados foram unânimes em considerar a necessidade de se instalar dispositivos mecânicos fotossintéticos em locais que se revelem de alta libertação de CO2 para a atmosfera, uma vez que vivem num concelho altamente industrial e por esse motivo há a necessidade urgente de diminuir os níveis o mais rapidamente possível melhorando a qualidade do ar do respetivo concelho. Relativamente à medida dois : Aplicação de uma taxa/imposto a produtos que tenham na sua constituição óleo de palma, a mesma justifica-se por estar presente na composição de um grande número de produtos alimentares, o óleo de palma é cada vez mais apontado por seus efeitos nefastos sobre a saúde e também pelas sequelas que ele deixa no planeta. De facto, o consumo quotidiano do óleo de palma, que é composto de cerca de 50% de ácidos gordos saturados, aumenta significativamente os riscos de doenças cardiovasculares. Além disto, é preciso saber que 90% das florestas dos principais países produtores são dizimadas para o cultivo da palmeira produtora do óleo. Estas são excelentes razões para limitar o consumo do óleo de palma. No que diz respeito à medida 3 O plástico é um material “novo” na natureza, o primeiro plástico surgiu só em 1862, criado pelo britânico Alexander Parkes. Cada uma de suas moléculas possui centenas de milhares de átomos, principalmente carbono e hidrogênio. Como as ligações entre os átomos são muito estáveis, os decompositores não conseguem quebrar o material em partes menores para destruí-lo. A natureza ainda não sabe como se livrar dele. Na verdade, o que acontece é que as bactérias e fungos que decompõem os materiais não posuem as enzimas necessárias para degradar a substância plástica. Assim justifica-se plenamente a aplicação de uma taxa sobre produtos que tenham na sua constituição plástico ou por ele sejam envolvidos.

Medida proposta 1.:

Instalação de dispositivos mecânicos fotossintéticos em locais que se revelem de alta libertação de CO2 para a atmosfera (indústrias, centro comerciais, (…)) de modo a atenuar os níveis destes.

Medida proposta 2.:

Aplicação de uma taxa/imposto (e consequente controlo em caso de inflação) a produtos que tenham na sua constituição óleo de palma para que estes se possam equiparar a nível de preços, a outros produtos mais amigas do ambiente e mais saudáveis.

Medida proposta 3.:

Aplicação de uma taxa sobre produtos que tenham na sua constituição plástico ou por ele sejam envolvidos. Sendo esta última uma temática bastante problemática, levaria a que os consumidores procurassem soluções de mercado mais económicas.