Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro, Vila Viçosa

Exposição de motivos

O tema da presente edição é o aquecimento global, por isso iremos apresentar medidas que contribuam para a sustentabilidade e que procurem resolver o problemareal e actual que são as alterações climáticas. Como sabemos, hoje em dia, a poluição é um dos principais fatores que prejudicam a atmosfera terrestre e, consequentemente, contribuem para o aquecimento global. Devido a isso centrámos o nosso pensamento no desperdício e na poluição que hoje em dia é produzida.

Medida proposta 1.:

Criação de um programa escolar para limpeza e regeneração de zonas verdes degradadas no qual os alunos fossem os principais atores, desenvolvendo trabalhos de limpeza e plantio de árvores e plantas.

Medida proposta 2.:

Propomos que se criem pontos de recolha de materiais a reciclar (vidro, papel e plástico) em vários pontos das localidades e que a população seja diretamente beneficiada com descontos em faturas mensais da água e electricidade, promoções em estabelecimentos locais, idas grátis aos museus, às piscinas ou ginásios locais, entre outros...

Medida proposta 3.:

Criar verbas para a área da investigação ambiental, de modo a investigarem-se novas tecnologias “amigas do ambiente” e novos materiais (combustíveis) que não libertem gases de efeito de estufa para a atmosfera.