Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária Eça de Queirós, Lisboa

Exposição de motivos

As propostas visam a mudança progressiva de atitudes relativamente à proteção ambiental, favorecendo a predisposição da população para essa mudança através da escola e de medidas quotidianas. De pequenino é que se torce o pepino, e, por exemplo, está provado que as mudanças de comportamento das famílias no que diz respeito à separação dos lixos é uma aprendizagem que as crianças e os jovens levam das escolas para as famílias. O caminho faz-se caminhando e mais vale um conjunto de medidas de fácil execução, ainda que limitadas no seu efeito, que grandes teorias ou medidas que, embora mais abrangentes, se revelariam pouco eficazes devido à sua dificuldade de execução.

Medida proposta 1.:

Desenvolvimento de uma 'app' móvel “sustentável”, que promova a reciclagem e, em troca, ofereça diversos benefícios ao utilizador (por exemplo descontos em tarifas de transportes públicos).

Medida proposta 2.:

Promover a divulgação, nas escolas, de temas relacionados com o ambiente e com boas práticas ambientais (aquecimento global, redução de consumos, reciclagem…), numa perspetiva dinâmica, através de práticas artísticas (como representações, por exemplo), debates, etc.

Medida proposta 3.:

Plano de sensibilização da população para a reciclagem, aumentando o número de “ecopontos” a nível nacional, principalmente em locais de ensino e de grande consumo, penalizando, fortemente, o incumprimento.