Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica e Secundária Martinho Árias, Soure

Exposição de motivos

Relativamente à participação da nossa Escola no projeto, sessão do ensino secundário, apresenta-se o seguinte relatório de atividades desenvolvidas no Agrupamento de Escolas Martinho Árias de Soure: A coordenadora, apresentou o projeto parlamento dos jovens 2018/2019, aos diretores de turma e solicitou que estes, nas suas direções de turma, apelassem à participação dos alunos neste projeto e à posterior formação de listas candidatas à sessão escolar. A motivação aos alunos também foi feita através de informações que íam sendo disponibilizadas aos alunos. Numa fase inicial a coordenadora do projeto: Sónia Vidal, constituiu a Comissão Eleitoral escolar, composta por 3 representantes do corpo docente, entre os quais a coordenadora do projeto e dois elementos da direção do Agrupamento de Escolas e 1 alunos. Esta comissão preparou e supervisionou o ato eleitoral, que se realizou no dia 15 de janeiro. No dia 14 de janeiro esteve presente na nossa escola o Sr. deputado Dr. João Gouveia, do partido socialista, para palestra e debate. Estiveram presentes cerca de 60 alunos, que demonstraram muito interesse e na fase de debate, as suas intervenções pautaram-se por grande civismo e empenho. este debate, permitiu esclarecer dúvidas relativas ao tema. É de salientar que a informação disponibilizada na página online e na página do Facebook do Parlamento dos Jovens, foi apreendida com facilidade por parte dos nossos alunos e foi muito benéfica para que todos fossem acompanhando as várias etapas, nesta primeira fase do projeto. Utilizámos também, como meio de divulgação interno, a página online do Agrupamento. Os exemplos de material de campanha que foram disponibilizados pela coordenação do programa, foram muito úteis para os nossos alunos. Todas estas iniciativas dinamizaram muito o projeto, daí a importância da sua continuidade. Como coordenadora do projeto, faço um balanço muito positivo do mesmo, uma vez que contribuiu para a concretização dos seguintes objetivos: incentivar o interesse dos jovens na participação cívica e política; sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos de poder político; incentivar as capacidades de argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.

Medida proposta 1.:

1. Benefícios no IRC a empresas e fábricas que adotem eletricidade como fonte de energia, em vez de combustíveis fósseis e atribuição de coimas mais pesadas a quem não cumprir.

Medida proposta 2.:

2. Implementação de programas de arborização e aumento da construção de ciclovias em espaços urbanos.

Medida proposta 3.:

3. Dar continuidade ao plano de adaptação das linhas férreas portuguesas para aumento da circulação de locomotivas e automotoras elétricas e efetuar a alteração da bitola ibérica para a bitola europeia.