Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária Amato Lusitano, Castelo Branco

Exposição de motivos

O incremento do efeito de estufa por ação antrópica e as consequentes alterações climáticas são um facto. Não são cenários relativos a uma dimensão futura, preocupações para as gerações vindouras. As alterações climáticas são uma realidade atual, confrontamo-nos com elas. Acompanhar-nos-ão durante toda a nossa vida com consequências cada vez mais evidentes e, infelizmente, cada vez mais gravosas. A modificação da composição relativa dos constituintes da atmosfera traduz-se em impactes ambientais, sociais e económicas à escala local, continental e global. É urgente adotar medidas que possam, pelo menos, atenuar as alterações a que estamos a assistir ao nível de vários ecossistemas, as quais colocam em risco a sociedade, tal como a conhecemos. Há que agir já. Começando por modificar os nossos comportamentos individuais. Influenciando as mudanças exigidas na nossa comunidade, no nosso pais. A sustentabilidade do nosso planeta exige esta mudança de paradigma. Façamos a nossa parte.

Medida proposta 1.:

1.Aumentar o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) no âmbito do consumo final e intermédio de carne bovina, por forma a diminuir as emissões de metano que representam cerca de 20% do Potencial de Aquecimento Global (PAG).

Medida proposta 2.:

2.Incentivo à reflorestação de áreas afetadas pelos incêndios de 2017, mediante diminuição do imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI) nos concelhos afetados, estimulando o redireccionamento dos rendimentos privados para o investimento numa floresta que se quer assente em espécies autóctones, promotora da biodiversidade e ambiental e economicamente sustentável.

Medida proposta 3.:

3.Promover ativamente, através de investimentos públicos e benefícios fiscais de modo a que, até 2030, 30% do parque automóvel público e privado seja assente em veículos ecologicamente sustentáveis (eletricidade, biocombustíveis e hidrogénio) e mais eficientes na utilização do combustível.