Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva

Exposição de motivos

Para reverter o aquecimento global, é essencial diminuir ou atenuar os efeitos da libertação de gases como o dióxido de carbono (entre outros) para a atmosfera. A grande arma para este combate está nas florestas, não apenas na sua manutenção mas sobretudo na reflorestação. O deflorestamento, as queimadas, as emissões de gases industriais e a decomposição de lixos orgânicos provocam o aquecimento do planeta. Por isso entendemos que os responsáveis políticos devem empenhar-se não só numa reflorestação adequada, como também na separação do lixo e da reciclagem, mas sobretudo em investir, pelo financiamento, em projetos que limitem o uso de energias poluentes.

Medida proposta 1.:

Apostar em projetos de caráter ambiental, através da criação de incentivos para a separação do lixo orgânico do lixo reciclável.

Medida proposta 2.:

Reflorestar eficazmente: plantar em maior número espécies endémicas, evitando, sempre que possível, as exóticas/introduzidas.

Medida proposta 3.:

Investir em projetos inovadores para a criação de energia limpa, como a utilização de biomassa resultante da limpeza de florestas, o aproveitamento do processo de co-geração em indústrias com intensa produção, a partir de recetores de calor.