Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca

Exposição de motivos

Para além do trabalho em sala de aula a escola organizou debate com o Sr. Deputado Santinho Pacheco onde estiveram presentes cerca de 25 alunos. Depois deste debate e de um trabalho em equipa de discussão de ideias, o projeto de recomendação proposto é "Os incêndios, as florestas e a sua proteção". A realidade dos incêndios tem assolado os Verões em Portugal. Esta realidade tem feito com que um número elevado de floresta esteja a desaparecer contribuindo por uma diminuição de oxigénio na atmosfera. Entende-se que a proteção da floresta é uma importante medida no reverter o aquecimento global começando por iniciativas locais e preservando aquilo que temos de tão nosso e tão interior, a floresta.

Medida proposta 1.:

Reflorestação através de ações envolvendo as comunidades locais, os donos dos terrenos e os jovens através da promoção de atividades de Verão ligadas ao tema.

Medida proposta 2.:

Incentivo à incubação e plantação de plantas autóctones que promovam a proteção do ambiente e surjam como “árvores bombeiras” que resistem ao fogo e travam o avanço do mesmo.

Medida proposta 3.:

Defesa da floresta através da criação da Polícia Florestal que possa proteger a floresta através de vigia, policiamento e acompanhamento de eventuais atividades de risco.