Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, Leiria

Exposição de motivos

Somos jovens, herdámos dos nossos pais um planeta a precisar de cuidados, muitos cuidados. Seremos irreverentes mas não inconscientes e somos sobretudo informados. Não queremos enfileirar um exército esgotado "do usa e deita fora". "Combateremos a Sombra" como diz Lídia Jorge. Vós que não ousais fazer um esforço pelo planeta, sois a sombra, os que não ousam abdicar do seu conforto em prol daquela que se sobrepôs ao caos, GEIA e que depois formou o Amor. Seremos o braço armado de amor e convicção por Geia, a terra nossa mãe nossa Mátria. No silêncio das leis, no silêncio dos governantes a nossa acão será guiada pela voz da poesia de Sophia cujo centenário se comemora este ano: "Poderemos caminhar através do do mistério que se embala no verde dos pinhais, na voz do mar E em nós germinará a sua fala" Também acreditamos ser possível criar a forma justa de uma cidade humana que seja fiel à perfeição do Universo . A terra sussurra e geme e nós vamos. É Urgente agir!

Medida proposta 1.:

Propomos que as Instituições Públicas deem o exemplo cuidando do planeta e para isso têm de erradicar dos seus espaços todos os equipamentos que utilizem consumíveis de plástico de única utilização e substituí-los por materiais amigos do ambiente, nomeadamente: copos de plástico e palhetas nas máquinas de bebidas , incluindo café, substituindo –os por papel reforçado (tipo starbucks) e as palhetas por madeira ou paus de canela.

Medida proposta 2.:

Propomos que as coimas a favor da Terra e dos que por Ela lutam revertam de facto para o planeta, Fundo de Intervenção Ambiental no total de 65% invertendo a percentagem que tem sido maioritariamente atribuída ao Estado, reduzindo-a para 45% .

Medida proposta 3.:

Propomos a criação de um comité à semelhança dos prémios Pessoa; Camões; que premeie empresas e instituições que se destaquem pelo seu comportamento e práticas ambientais efetivas e com impacto em todos os colaboradores que com elas trabalhem.