Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária Homem Cristo, Aveiro

Exposição de motivos

Atualmente, os maiores responsáveis pela emissão de gases nocivos para a atmosfera são os carros convencionais. Estes, além de poluírem o ambiente, também afetam a saúde humana causando, por exemplo, patologias no sistema respiratório e cardiovascular, hipertensão arterial, stress, etc. Por isso, é fundamental apostar mais nos veículos totalmente eléctricos. Grande parte do território português é constituída por espaços rurais que, muito frequentemente, não são bem aproveitados, e, como não são rentáveis, são deixados ao abandono, constituindo uma das principais causas de grandes catástrofes. Por outro lado, ainda não há uma grande preocupação em aproveitar os materiais resultantes do desperdício de outras atividades. Para melhorar este fator, elegemos a segunda e terceira medida. Portugal tem uma grande aptidão florestal, que não é bem utilizada devido à pequena dimensão das explorações, ao abandono das áreas rurais, ao envelhecimento e à falta de consciencialização da população. Estas áreas florestais necessitam de ser reorganizadas e aproveitadas em todo o seu potencial, evitando os incêndios, revitalizando as zonas rurais abandonadas, aumentando o emprego e diversificando as atividades económicas e sociais do país. Neste contexto surge a terceira medida.

Medida proposta 1.:

Continuar a apostar na divulgação de informação à população em geral das vantagens da utilização dos transportes totalmente eléctricos e melhorar as infraestruturas de apoio ao carregamento dos veículos.

Medida proposta 2.:

Consolidação do aproveitamento dos desperdícios gerais da atividade humana.

Medida proposta 3.:

Revitalização das florestas através do desenvolvimento de diversos projetos inovadores de ordenamento e reaproveitamento ecológico de todo o seu potencial.