Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo, Loures

Exposição de motivos

Entende-se por aquecimento global o processo de aumento da temperatura média global da atmosfera e dos oceanos, causado por enormes emissões de gases altamente tóxicos, o que está diretamente relacionado com o efeito estufa. O efeito estufa consiste num mecanismo natural (e fundamental) para a preservação da vida e, também, para regulação do clima global, visto que sem ele a Terra seria cerca de 30°C mais fria. O que ocorre hoje é que a acumulação excessiva desses mesmos gases intensifica-o, devido à absorção da radiação solar (por ação da atmosfera) que, por sua vez, é emitida em infravermelhos para a superfície terrestre, aumentando a temperatura média do planeta. Os principais gases do efeito estufa emitidos pelo homem são o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4), sendo o metano 20 a 30 vezes mais potente do que o dióxido de carbono. O que desencadeou a exploração dos recursos naturais ao seu extremo foi a explosão populacional, visto que houve uma urgência em atender às necessidades de, por exemplo, energia, alimento, transporte, educação, e materiais para a produção de bens. Isto contribuiu para o consumismo, criando uma vasta produção de lixo e poluição. É reconhecido por climatologistas que está em andamento um grave aquecimento do planeta. O IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change) prevê que até 2100 a temperatura média global deve ficar 1,5°C a 4°C acima dos valores pré-industrais, o que trará consequências negativas para o ambiente e a sociedade. O degelo dos glaciares e das neves tem causado inundações, tal como o maior calor tem secado os solos, de modo que as reservas de água se tornam escassas e têm ocorrido mais incêndios florestais. Essas mudanças têm gerado vários efeitos sobre a biodiversidade, que por sua vez afeta o habitat e a vida das espécies (e levará à sua eventual extinção)Não deixando os oceanos de parte, estes têm a maior quantidade de CO2, o que fez com que as águas se tornassem 26% mais ácidas do que eram no período pré-industrial. Não referir o facto de a saúde humana ser gravemente afetada pelo aquecimento global é impossível. Segundo especialistas, ondas de calor são responsáveis por mais mortes anualmente do que furacões, raios, tornados e os terramotos juntos. Para além disso, potencializam o aumento de doenças cardiorrespiratórias.

Medida proposta 1.:

Com vista à diminuição do consumo energético propomos que se crie um incentivos fiscais para isolamentos térmicos das escolas e das habitações e para a instalação de painéis fotovoltáicos/solares, por um lado, e que se reforce a melhoria da rede e da oferta de transportes públicos criando condições de estímulo à sua utilização, por exemplo com incentivos para baixar os valores dos passes de utilização dos mesmos, por outro.

Medida proposta 2.:

Para alertar para o predominante consumo de carne na alimentação e seu impacto no aumento da emissão de gases do efeito de estufa, metano, propomos que se promova a educação alimentar de forma transversal, nas escolas para uma maior responsabilização na redução do consumo de proteína animal ou em alternativa optar pelo consumo de carne biológica.

Medida proposta 3.:

Propomos que se reforce/acelere o projeto ''Carbono Zero'' nas escolas através de apoio financeiro por parte do Governo de modo a possibilitar a adesão de um maior número de escolas a projetos ecológicos de modo a aumentar atitudes e comportamentos amigos do ambiente.