Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária de Maximinos, Braga

Exposição de motivos

- Debate interno com os alunos do ensino secundário - 219 alunos participantes. - Debate interno com especialista convidado Professor Dr. Renato Henriques, docente do Departamento de Ciências da Terra, da Escola de Ciências da Universidade do Minho - 120 alunos participantes. - Debate com a participação do sr Deputado da AR Hugo Pires - 120 alunos participantes.

Medida proposta 1.:

Extração de gás metano de aterros sanitários a fim de gerar gás natural renovável. O gás metano resultante da decomposição do lixo é devidamente recuperado e transformado em biometano. Dessa forma, evita-se a simples queima do lixo e a emissão de gases nocivos à atmosfera, obtendo ao término do processo um gás com amplo potencial energético. O biometano gerado é adicionado a gás natural e comercializado como gás natural renovável.

Medida proposta 2.:

Com o propósito de diminuir a quantidade de CO2 na atmosfera, propomos o investimento na energia das ondas do mar. Uma energia 100% limpa e sustentável, pois temos sempre ondas e não será necessário o uso de combustíveis fósseis. A energia das ondas do mar encontra-se ainda em fase de estudo e, daí, com pouca aplicabilidade. Contudo, os avanços tecnológicos e um investimento à altura permitirá o seu aperfeiçoamento e uso em vários sistemas geradores de energia, diminuindo assim a emissão de CO2.

Medida proposta 3.:

Também relacionada com a diminuição de CO2, esta medida aplica-se essencialmente no setor da agricultura e agropecuária, através de incentivos para a agricultura biológica, de forma a reduzir a quantidade deste elemento (CO2) no solo e, por conseguinte, da sua libertação para a atmosfera (já para não falar dos benefícios na saúde e no meio ambiente proveniente deste meio de cultivo).