Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz

Exposição de motivos

As alterações climáticas são um fenómeno que afeta todas as partes do planeta, sendo estas umas das maiores ameaças dos nossos dias e Portugal não é exceção. Os icebergs estão a derreter, as inundações têm vindo a aumentar, a água têm perdido a qualidade e os incêndios tornaram-se constantes, consequência esta que mais se faz sentir no nosso país nos últimos anos. Por estas razões, é necessário tomarmos posição para que se altere a realidade em que vivemos antes que estas situações se agravem ainda mais. Neste segmento, apresentamos medidas que irão ajudar o nosso meio ambiente.

Medida proposta 1.:

Aplicação de taxas sobre os eletrodomésticos consoante a sua eficiência, sendo os menos eficientes mais taxados que os mais eficientes.

Medida proposta 2.:

Introdução de pequenas mudanças nas escolas, tanto no campo alimentar para aumentar o leque de opções nas cantinas e bares mais saudáveis e mais amigas do ambiente, como no campo ambiental para que a escola procure adotar diversas medidas que contribuem para a sustentabilidade ambiental como por exemplo, usar papel reciclado.

Medida proposta 3.:

Aplicação de painéis fotovoltaicos em espaços públicos de modo a que estes se tornem menos dependentes de energia que seja importada e/ou proveniente de fontes não renováveis e poluidoras. Esta medida deve ser também aplicada a estabelecimentos privados, se possível.