Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola de Formação Turística e Hoteleira

Exposição de motivos

Alterações Climáticas – Reverter o Aquecimento Global – eis o tema sobre o qual hoje somos convidados a discutir não é de todo desconhecido por nenhum dos presentes. De uma forma ou de outra, por vezes até, sofrendo na pele, os efeitos das alterações climáticas, todos estamos cientes que se trata de um problema global que a todos, em geral, e a cada um, em particular, atinge. O mais recente acordo – o Acordo de Paris – é bem testemunho de uma certa resistência à interiorização da ideia de um mundo que não é aquele que sonhamos deixar às gerações vindouras. Um mundo, uma casa, que se quer, necessariamente, habitada. Uma morada na qual queremos, efetivamente, morar, demorar. Talvez, por isso, o lema “pensar global, agir local” nunca tenha sido tão urgente como hoje. Eis, por conseguinte, as nossas medidas:

Medida proposta 1.:

Controlar as emissões de metano provenientes da pecuária. Tendo em conta a nossa realidade, onde a criação de gado assume grande importância, urge combater este gás, por via, nomeadamente, da alimentação animal, sobretudo, dos suplementos alimentares. Para o efeito seria importante o desenvolvimento da investigação, nomeadamente, ao nível universitário, através do financiamento à luta contra as alterações climáticas da União Europeia.

Medida proposta 2.:

Evitar o desmatamento e/ou queimadas em florestas. Sabe-se que as árvores são indispensáveis à produção de oxigénio e não é possível deixar de ter gado - uma vez que é uma das atividades que melhor caracteriza a nossa região - pelo que a aposta deveria incidir sobre novos sistemas como a silvipastorícia onde se procura a simbiose entre o animal e a árvore.

Medida proposta 3.:

Construção de edifícios com acumuladores de temperatura. A construção baseada na eficiência energética é hoje uma realidade. Procurar tirar o maior partido possível da energia solar, por exemplo, seria uma mais-valia para a utilização/produção/venda de energia levando a que a população se comprometesse com boas práticas neste domínio beneficiando-a com uma redução fiscal, por exemplo, no IMI.