Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Agrupamento de Escolas de Ovar

Exposição de motivos

O fenómeno ao qual chamamos aquecimento global, está associado a um outro fenómeno do conhecimento geral – o efeito de estufa. O efeito estufa, ao contrário do que muitos possam pensar, é um fenómeno natural e que torna possível a vida na Terra. No entanto, o seu agravamento, por parte da errada ação humana, está a dar origem ao aumento exagerado da temperatura do planeta – aquecimento global. Atualmente vivemos, discutimos e atribuímos mais importância às suas graves consequências, mas, mais do que isso, é realmente necessário contribuir para a sua reversão. Se o Homem deu origem a este problema que seja ele a resolvê-lo, e RÁPIDO porque não é o único afetado. Com estas medidas pretendemos dar o nosso contributo nesta área, tentando amenizar as consequências deste fenómeno.

Medida proposta 1.:

Proceder ao envolvimento da população recorrendo à consciencialização através dos recursos televisivos (séries e filmes apelativos), da publicidade (promoção de rótulos com informação relativa à pegada ecológica de cada produto) e realização de atividades mensais no sentido de proceder à reflorestação.

Medida proposta 2.:

Reduzir a produção da indústria agropecuária através do incentivo à alteração de certos hábitos alimentares.

Medida proposta 3.:

Implementar centros domésticos de tratamento de águas (“mini” ETAR’s domésticas que filtram a água e permitem a sua “reutilização” para as necessidades domésticas).