Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária Francisco Franco

Exposição de motivos

Considerando que, o clima está a mudar e as alterações que com ele vêm trarão grande destruição se não forem evitadas. É portanto responsabilidade de todos os países, Portugal inclusive, reduzir as suas emissões de carbono e outros gases nocivos para a atmosfera assim como preservar os recursos que permitem aos ecossistemas manter o equilíbrio no planeta. Considerando que, a água é o recurso mais precioso que temos sendo por isso fundamental garantir a conservação dos oceanos, rios, lagos, ribeiros e lençóis freáticos. É fundamental evitar o desperdício e mau uso da água quer a nível doméstico quer a nível agrícola e industrial. Considerando que, as florestas são um fundamentais para o controle das temperaturas e preservação da biodiversidade do nosso planeta, assim como, para o sustento de vários milhões de pessoas, temos assim o dever de as preservar. É portanto responsabilidade de todos os países, de Portugal inclusive, reduzir as emissões de carbono e outros gases nocivos para a atmosfera, assim como preservar os recursos que permitem aos ecossistemas manter o equilíbrio no planeta. Consideramos que as seguintes medidas poderão dar um contributo muito importante para a proteção dos nossos recursos, corrigir hábitos e consequentemente reduzir o aquecimento global.

Medida proposta 1.:

Valorização da água através do aumento do seu preço consoante o seu gasto, de forma a combater o desperdício e consciencializar as populações para a sua importância.

Medida proposta 2.:

Incentivar a utilização de bicicletas elétricas nos meios urbanos em detrimento dos automóveis utilizando incentivos fiscais para a compra das mesmas.

Medida proposta 3.:

Implementação de um novo ordenamento florestal com vista a facilitar o combate a incêndios, através da criação de faixas de floresta com espécies distintas separadas por faixas de gestão de combustíveis.