Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária Soares Basto, Oliveira de Azeméis

Exposição de motivos

A escola organizou um debate com a participação conjunta dos alunos do ensino básico e secundário, e da deputada Helga Correia. Participaram aproximadamente 60 alunos. Os alunos do ensino secundário assentaram suas ideias mais em termos de transportes públicos e privados, e também relativamente ao aproveitamento das energias renováveis nos edifícios públicos. Concluíram que existe um desaproveitamento de linhas ferroviárias actualmente desactivadas e um subaproveitamento dos edifícios públicos em termos de área da cobertura que poderia servir de suporte para painéis solares. De facto o país apresenta algumas vantagens geográficas para aproveitamento da energia solar. Temos na ordem dos 300 dias de sol por ano, ou seja, em termos europeu é um trunfo relativamente aos outros países.

Medida proposta 1.:

Melhoria/renovação das redes de transportes públicos (comboio/metro). Pretende-se o alargamento das redes de metro para as periferias das grandes cidades aproveitando algumas vias férreas desactivadas, e também a reabilitação de linhas férreas desactivadas e esquecidas para levar os transportes públicos para cidades ou vilas de menor dimensão, do interior do país. Poder-se-ia pensar em concursos públicos nacionais e/ou internacionais para a sua renovação e exploração.

Medida proposta 2.:

Incentivos ao transporte partilhado. Criação de incentivos financeiros através de legislação específica para a criação/exploração/ de empresas especializadas em transportes partilhados, com um sistema de incentivos à utilização de transportes eléctricos partilhados . Defende-se um sistema de recompensa por pontos que poderão transformar-se em descontos com a utilização do serviço.

Medida proposta 3.:

Aposta nas energias renováveis em espaços públicos. Pretende-se a instalação de painéis solares fotovoltaicos/térmicos em futuras construções de edifícios públicos ou restauração de outros por forma a torná-los mais sustentáveis em termos energéticos.