Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Colégio Internacional de Vilamoura

Exposição de motivos

1 Debates: existiu uma conferência com um artista plástico; um encontro com especialistas do CCMar (UAlg). _____________________ ______________________ Exposição de motivos/ argumentação da medida 1: A poluição é um dos maiores problemas atualmente. Todos os materiais na Terra são limitados e finitos pelo que tudo o que temos disponível nos dias de hoje é tudo o que teremos no futuro e, devido a isso, devemos recolher e reciclar os mesmos de forma a não ficarmos sem eles. Devido aos problemas que o lixo a céu aberto causa na atmosfera, devemos então recolher o máximo possível do mesmo, pelo que propomos às escolas a recolha de lixo obrigatória, pelo menos, uma vez por ano letivo. Para além da recolha, queremos propor uma maior sensibilização para a sua importância. Exposição de motivos/ argumentação da medida 2: A maior parte dos gases que influenciam o aquecimento global são provenientes dos meios de transporte movidos a combustíveis fósseis. Devido a tal realidade, devemos tentar diminuir a utilização dos mesmos pelo que recomendamos a melhoria de transportes públicos e a possibilidade de andarmos noutros meios de transportes ecológicos (bicicleta, carro elétrico, skate, etc.) mais facilmente e de forma a baixarmos os níveis de gases emitidos. Exposição de motivos/argumentação da medida 3: Atualmente, o planeta Terra está a ser cada vez mais edificado o que faz com que maior parte das áreas verdes que existiam antigamente, hoje já não existam. Embora maior parte dos edifícios não influenciem o aquecimento global a falta de seres vivos autotróficos (árvores, plantas, etc.) influencia, uma vez que o dióxido de carbono produzido já não é filtrado e substituído por oxigénio, o que faz com que os níveis de dióxido de carbono sejam cada vez mais significativos e tenham um impacto cada vez mais superior no efeito estufa e no aquecimento global. Para além dos benefícios ambientais também existem benefícios visuais e recreativos na implantação dos espaços verdes.

Medida proposta 1.:

Dia Sustentável Obrigatoriedade da recolha de lixo em diversos espaços públicos possíveis poluídos sendo estes praias, florestas, jardins, parques, etc. pelo menos uma vez por ano letivo, para escolas de ensino básico e secundário e suas turmas, acompanhada de sensibilização para o problema e importância da recolha do lixo.

Medida proposta 2.:

Transportes Melhoria de transportes públicos (substituição por transportes eléctricos; mais postos de carregamento dos mesmos; melhoria dos materiais utilizados em transportes elétricos; construção de eco-vias e mais bicicletas de utilização pública).

Medida proposta 3.:

Espaços verdes Estabelecer um rácio entre a área a construção e a área de espaços verdes.