Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Profissional do Infante

Exposição de motivos

O tema proposto para esta edição do Parlamento dos Jovens: Alterações Climáticas: reverter o aquecimento global, assume uma importância cada vez maior a nível global. Apresenta-se como um grande desafio que é colocado aos países em todo mundo e as políticas pensadas e implementadas têm crescido, tendo mudado muito a forma de pensar e de viver das populações. As nossas medidas vão no sentido de contribuir para a qualidade de vida nos centros urbanos e para uma maior responsabilização e consciencialização dos cidadãos para as questões ambientais.

Medida proposta 1.:

Criar uma central de reciclagem nos municípios para uma recolha mais eficiente dos equipamentos/resíduos/vestuário, que de outra forma não são corretamente separados nos ecopontos. A cada cidadão seria entregue um Cartão Municipal onde se registaria a quantidade de equipamentos entregues, convertendo este contributo em descontos nos equipamentos municipais. Consideramos que esta é uma medida de consciencialização e de incentivo à reciclagem.

Medida proposta 2.:

Aumentar o número de zonas verdes nas cidades onde a pegada ecológica é maior. Consideramos que os espaços verdes contribuem para a diminuição da temperatura, absorvem o dióxido de carbono, produzem oxigénio e criam barreiras naturais contra os ruídos.

Medida proposta 3.:

Aplicar de forma mais eficaz o conceito cidadão poluidor/cidadão pagador, através do aumento das taxas aplicadas à produção de resíduos, emissões de gases poluentes, tanto para privados como para as empresas. Os cidadãos devem cada vez estar conscientes que têm de pagar impostos relativos à poluição que produzem.