Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Tecnológica Artística e Profissional de Pombal

Exposição de motivos

Conscientes de que as alterações climáticas são resultado da ação humana, consideramos que há necessidade de apelar à mudança de hábitos e costumes. Desta forma, propomos um projeto de recomendação que leve à reformulação e criação de leis que preservem a qualidade da água, bem como das florestas portuguesas. Tendo presente que estes hábitos e costumes se devem incutir desde os primeiros anos de escolaridade, propomos uma educação ambiental que venha a alcançar todas as faixas etárias.

Medida proposta 1.:

Implementar uma educação ambiental, desde os primeiros anos de escolaridade, através da criação de materiais pedagógicos adaptados a cada um dos ciclos, apelando à consciência humana e envolvendo os encarregados de educação.

Medida proposta 2.:

Obrigatoriedade de proceder à plantação de espécies arbóreas nativas e à regeneração das manchas florestais aquando a necessidade de corte de árvores pelas empresas.

Medida proposta 3.:

Instalação, nos locais onde é feita a descarga de água para o rio, de comportas com sistemas de drenagem e filtração das águas através de redes que permitam a limpeza e preservação das mesmas.