Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária Madeira Torres, Torres Vedras

Exposição de motivos

«O aquecimento global é um problema que já não faz parte dos compêndios de ficção científica. Ele está aí. Não sabemos se será possível revertê-lo, mas sabemos que é possível não agravar a situação. A crescente desflorestação, o aumento permanente de libertação de gases nocivos que promovem o efeito de estufa e a irreversibilidade ao nível da drástica redução dos recursos do planeta, assim como o aquecimento global dos oceanos, são problemas já visíveis. Em virtude da ideia sempre presente da necessidade dos países serem cada vez mais produtivos, da exigência dos mercados pela rentabilidade das empresas e da inevitável melhoria das condições de vida das pessoas, a pressão sobre o planeta e os seus recursos encontra-se numa situação crítica. É o momento presente que exige medidas que atenuem essa pressão e permitam pensar que no futuro será possível a todas as espécies viverem de forma harmoniosa neste planeta. No sentido de contribuir para a reversão do aquecimento global, o investimento em energias alternativas sem emissão de gases que promovam o aquecimento global, a gestão de resíduos e reciclagem através de uma recolha mais eficaz de lixo e medidas ao nível da alimentação para reduzir a emissão de gases na agricultura e pecuária são medidas urgentes.»

Medida proposta 1.:

Investimento na produção e investigação de fontes de energia alternativas, concretamente, energia osmótica. A energia Azul ou Energia Osmótica é um tipo de energia recentemente investigada e aplicada na Holanda que se baseia na diferença de potencial entre a água salgada (proveniente do mar) e a água doce (proveniente dos rios). Esta energia é de baixo custo em relação a outras energias renováveis e com menos impacto ambiental, dado que os únicos produtos de reação são água salobra e energia

Medida proposta 2.:

Evitar a emissão de gases poluentes na agricultura e pecuária Redução ou substituição mais regular de carnes vermelhas por carnes brancas nas cantinas das escolas, o que reduzirá as emissões de metano, um gás de efeito de estufa extremamente prejudicial, bem como a utilização de produtos locais na confeção das refeições, o que reduzirá as emissões de CO2 causadas pelos transportes.

Medida proposta 3.:

Gestão de Resíduos e Reciclagem (GRR) Os pequenos caixotes do lixo disponibilizados nas ruas em Portugal apenas permitem aos cidadãos colocar lixo indiferenciado. Esta proposta altera este cenário, com a substituição dos caixotes de lixo indiferenciado por caixotes com divisórias para reciclagem. A reciclagem necessita de menor dispêndio de energia do que a eliminação do lixo normal, evita a libertação de gases nocivos e impede a desflorestação.