Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Colégio "Júlio Dinis"

Exposição de motivos

1. Foram realizados debates internos, dentro e entre listas de modo a dar a conhecer à comunidade escolar as propostas relativas relativas ao projeto de recomendação. 2. Abordagem da temática em aulas no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento. Uma das medidas visa combater o flagelo dos incêndios florestais bem como as suas consequências diretas e indiretas. Propõe-se apostar em programas nacionais de voluntariado para a reflorestação de áreas ardidas, com espécies variadas e endémicas. Assim, não só haverá a regeneração da mancha verde como esta será feita de forma sustentável, com forte incidência na componente humana, organizando campos de férias para jovens, onde, entre outras atividades estariam patentes a vigilância e a reflorestação. Outra medida foca-se da diminuição do preço dos transportes públicos bem como na otimização e expansão dos transportes coletivos, no sentido de, minimizar o impacte que a poluição dos meios de transporte individuais têm, sobretudo nas grandes cidades. Com o maior número de pessoas a utilizar este tipo de serviço seria possível a diminuição do preço dos bilhetes e a implementação de medidas mais drásticas, como a proibição de circulação de automóveis (sobretudo os mais poluentes) em determinados centros urbanos. Finalmente, ainda no sentido de minimizar o impacte dos gases de efeito de estufa, propõe-se a implementação de novos programas de investigação sobre energias alternativas, dando relevância à utilização do Hidrgénio em pilhas de combustível. Este tipo de programas já está em desenvolvimento noutros países, e Portugal, deveria também dar o exemplo.

Medida proposta 1.:

Implementação de um Programa Nacional de voluntariado, direcionado sobretudo aos jovens, com o intuito de concretizar uma reflorestação sustentável de áreas ardidas e uma vigilância florestal mais eficaz.

Medida proposta 2.:

Diminuição do preço dos transportes públicos bem como a expansão das infraestruturas já existentes de modo a possibilitar a deslocação de um maior número de pessoas.

Medida proposta 3.:

Investimento em novos programas de investigação com vista à utilização de energias alternativas, nomeadamente hidrogénio, como solução à substituição dos combustíveis fosseis.