Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária Filipa de Vilhena, Porto

Exposição de motivos

As consequências do aquecimento global, sejam por ação humana ou não, evidenciam ser necessário a existência de um plano realista capaz de encontrar a harmonia entre a Humanidade e o Planeta Terra. Com as nossas propostas, pretendemos minimizar o impacto humano no ambiente sem pôr em causa a prosperidade da Humanidade. As nossas propostas revelam etapas fundamentais: mitigação (adoção de medidas que minimizem o impacto da actividade humana no Planeta Terra) e a adaptação (mudanças no estilo de construção de acordo com o ambiente, adaptação e melhoramento das infraestruturas com adequação do nosso modo de vida aos novos paradigmas). Pelo acima exposto, salientamos que não nos acomodámos àquilo que todos querem ouvir, escolhemos antes o caminho mais difícil procurando, efectivamente, resolver os problemas. Pela Humanidade, pela Terra, por um futuro Sustentável.

Medida proposta 1.:

Prevenir e Agir: a prevenção parte da consciencialização da população. Propomos a profissionalização do corpo de bombeiros e um investimento direccionado à aquisição de equipamentos permitindo um combate eficaz às catástrofes. O reforço do número de efectivos.

Medida proposta 2.:

Cartão Cidadão Verde: incentivar a população a ter uma postura ecológica. Este cartão proporcionaria um conjunto de regalias (benefícios fiscais/nos transportes públicos, etc).

Medida proposta 3.:

Iluminação inteligente: promover a iluminação pública com tecnologia LED, através de sensores sensíveis ao movimento e à luminosidade, de modo a diminuir o consumo .