Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Tecnológica e Profissional de Sicó (Sede)

Exposição de motivos

Num tempo em que se assiste cada vez mais a fenómenos meteorológicos adversos que afetam social e economicamente a Humanidade temos de incutir formas de preservação ambiental com o intuito de colmatar ou diminuir drasticamente os efeitos negativos da ação direta do Homem no meio ambiente, que têm levado às alterações climáticas a que temos infelizmente assistido e sentido. Como temos verificado, ao longo sobretudo das últimas décadas, tem sido extremamente difícil a mudança de paradigma e mentalidades. Assim sendo, urge a necessidade da criação de medidas de incentivo com aplicação imediata e de caráter obrigatório e, como tal, o recurso a estratégias que a sociedade, no seu todo, considere apelativas (destinadas essencialmente aos cidadãos com uma consciência ambiental pouco desenvolvida). Face ao exposto, consideramos pertinente o recurso a diversos sistemas de compensação desenvolvidos com a criação de parcerias de diversos setores (público ou privado) de caráter comercial, educativo, municipal, … Por outro lado, a questão pedagógica é fundamental, pelo que uma das medidas apresentadas pretende, de um modo simples e prático, sensibilizar a comunidade educativa para a importância urgente de reutilizar. A Escola é um excelente veículo para alcançar públicos alvo mais abrangentes (encarregados de educação, familiares, colaboradores de ação educativa e outros parceiros dos estabelecimentos de ensino) para o despertar de consciências para uma problemática de âmbito global.

Medida proposta 1.:

Criação de compensações para os indivíduos que praticam a reciclagem, através da implementação de sistemas eletrónicos de contagem de pontos em contentores de reciclagem públicos e privados.

Medida proposta 2.:

Criação de um concurso nacional para as escolas, em que os alunos do 2.º e 3.º ciclo e secundário teriam de recolher o maior número possível de tampas e pilhas, durante o ano letivo. A escola que tivesse o melhor resultado, receberia um prémio monetário que teria como objetivo ajudar a minimizar as necessidades mais prementes diagnosticadas pela escola vencedora.

Medida proposta 3.:

Obrigatoriedade, expressa em legislação, para a utilização de sacos feitos de materiais biodegradáveis (como por exemplo fécula de batata, milho, entre outros) eliminando gradualmente os sacos de plástico até à sua descontinuação definitiva.