Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Real Colégio de Portugal

Exposição de motivos

1- Uma das grandes causas das alterações climáticas é a utilização de combustíveis fósseis ser muito superior à das energias renováveis. Portugal é um país rico em sol e este recurso deveria ter um melhor aproveitamento. 2- Os “pulmões” do planeta estão a desaparecer a um ritmo acelerado, contribuindo largamente para o aquecimento global. Florestas veem as suas áreas reduzidas devido a monoculturas intensivas de palma para consumo humano. 3-As pessoas tendem a não adquirir bens de consumo amigos do ambiente devido ao seu custo mais elevado, pelo que a sua oferta no mercado é menor e apresenta custos pouco atrativos para o consumidor. Isto aplica-se a um leque de bens diversificado, tais como os carros elétricos, embalagens em materiais reciclados ou feitas a partir de materiais orgânicos.

Medida proposta 1.:

Propomos um investimento na instalação de painéis fotovoltaicos para a produção e armazenamento eficaz de energia elétrica, através de uma política de incentivos fiscais aos particulares e sua instalação nos principais edifícios públicos.

Medida proposta 2.:

Propomos que Portugal crie sobretaxas sobre os produtos alimentares com este ingrediente, como forma de desincentivar o seu consumo e assim ajudar a travar o ritmo de diminuição das grandes áreas florestais da Terra.

Medida proposta 3.:

Propomos a redução do IVA para a taxa mínima para os bens amigos do ambiente e o aumento da mesma taxa sobre os produtos menos ecológicos.