Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária da Azambuja

Exposição de motivos

Toda a actividade humana tem um impacto sobre o ambiente. É um facto! Atualmente é consensual afirmar-se que a maior ameaça ao nosso modo de vida são os efeitos causados pelas mudanças climáticas. Dados científicos têm comprovado que o nosso Planeta está a aquecer. A temperatura média do planeta aumentou 1,02 °C desde a Revolução Industrial e existe uma projecção muito pouco animadora. Estima-se que, até ao final do século XXI, a temperatura continue a aumentar consideravelmente. Sabendo que a ocorrência de pequenas mudanças na temperatura média constituem um sério problema para a vida não só dos Seres Humanos mas de toda a Terra. A comunidade científica é peremptória ao afirmar que é urgente a criação de medidas eficazes para evitar o aquecimento global acima dos 1,5ºC, antes que a situação se torne irreversível e os impactos catastróficos. Não obstante os vários relatórios internacionais que atestam a gravidade deste problema, o certo é que os países emitem cada vez mais gases com efeito de estufa. Isto explica os anos anormalmente quentes que se esperam até 2022, um futuro muito próximo de nós. Para conter a subida da temperatura global, as nações terão de triplicar, até 2030, as promessas firmadas no Acordo de Paris. Parece que todos estão conscientes dos efeitos maléficos do aquecimento global (apesar de existirem líderes mundiais que consideram ser uma teoria da conspiração ou mesmo um filme de ficção) e todos os anos repetem-se os avisos mas...TODOS OS ANOS REPETEM-SE OS ESQUECIMENTOS. A nossa Escola apresenta um conjunto de três propostas simples, concretas e claras que, julgamos, podem reduzir, em muito, este problema que nos afeta a TODOS NÓS e põe em risco a sobrevivência da nossa "casa mãe": a Terra.

Medida proposta 1.:

Aumento do financiamento à investigação de soluções para a redução dos Gases de Efeito de Estufa.

Medida proposta 2.:

Criação de uma força conjunta entre as forças de segurança e investigação com a Agência Portuguesa do Ambiente para investigar e prevenir crimes ambientais de forma mais eficaz.

Medida proposta 3.:

Maior investimento na rede de transportes públicos,em equipamento não movidos a combustíveis fósseis,tais como elétricos e autocarros a hidrogénio.