Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Instituto de Gouveia - Escola Profissional - Lda

Exposição de motivos

Projeto de Recomendação da Escola Instituto de Gouveia, Escola Profissional Exposição de Motivos Considerando que as alterações climáticas se devem ao aquecimento global da Terra; Considerando que aquele fenómeno está intimamente relacionado com a emissão excessiva de gases com efeito de estufa; Considerando que as emissões de tais gases são esmagadoramente provenientes da utilização de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) na maquinaria industrial e nos motores de explosão (combustão) interna; Considerando que as alterações climáticas, num futuro pouco distante, serão causadoras de fenómenos devastadores capazes de comprometer a vida na Terra; Considerando que é necessário agir sem demora em ordem a reduzir, até 2030, em 45% as emissões de gases com efeito de estufa em relação a 2010 e atingir, em 2050, a neutralidade carbónica; Considerando que tal redução e tal neutralidade são essenciais para limitar o aumento da temperatura global a 1,5 graus centígrados nas próximas décadas e, deste modo, evitar um cenário catastrófico a nível planetário, Recomendamos:

Medida proposta 1.:

Atento o que vai dito na exposição de motivos, recomendamos: 1. Que se reforcem as redes de transportes públicos, sobretudo nas cidades de grande e média dimensão, nomeadamente através do aumento e diversificação da sua oferta, melhoria da sua qualidade e eficácia e redução, tanto quanto seja possível com ajudas/subsídios que o orçamento do Estado possa comportar, dos custos para o utilizador;

Medida proposta 2.:

2. Que se incentive, através de benefícios fiscais, a aquisição de automóveis híbridos ou 100% elétricos e se reforce o subsídio na aquisição de cada um daqueles veículos;

Medida proposta 3.:

3. Que seja implementada, de forma mais intensa e consistente, uma política de aproveitamento das fontes de energia amigas do ambiente: eólica, hídrica, solar e marítima (ondas e marés).