Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

ES Jerónimo Emiliano de Andrade

Exposição de motivos

Desde o início da Revolução Industrial que se tem verificado um aumento anormal da temperatura média na Terra, provocado, essencialmente, pela emissão de gases que provocam efeito de estufa na atmosfera. Existem várias atividades que contribuem para o aquecimento global, nomeadamente: o uso de combustíveis fósseis nas atividades industriais e diárias da população, a desflorestação e os incêndios. A constante utilização de combustíveis fósseis como, por exemplo, o petróleo e o carvão, é, atualmente, a principal razão do aumento do efeito de estufa e consequente aquecimento global. A desflorestação, por sua vez, tem diminuído a biodiversidade da fauna e da flora, transformado os terrenos em zonas áridas e incrementado a emissão de dióxido de carbono para a atmosfera. O aquecimento global, poderá alterar, de uma forma assustadora, o clima no nosso planeta. Verificam-se já, várias mudanças, a nível mundial como, por exemplo, o degelo das calotes polares, que pode conduzir à extinção de várias espécies e aumentar o nível médio das águas do mar nas localidades costeiras. Registam-se também, a ocorrência de mais períodos de cheias, bem como de mais frio intenso e/ou de calor extremo, originando ondas de calor, secas prolongadas e incêndios que aumentam ainda mais a emissão de gases para a atmosfera que contribuem para o efeito de estufa.

Medida proposta 1.:

1. Maiores incentivos ao aumento do uso de energias sustentáveis, como por exemplo na utilização de carros e transportes públicos elétricos, bem como na promoção da investigação científica de forma a dotar os meios de transportes de grande porte de energias sustentáveis.

Medida proposta 2.:

1. Incentivar o consumo de produtos locais recorrendo, por exemplo a campanhas de promoção como documentários, palestras ou workshops.

Medida proposta 3.:

1. Aumentar a fiscalização de empresas e industrias que emitam gases poluentes, aplicando as coimas aos prevaricadores.