Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Profissional de Gondomar

Exposição de motivos

A Escola promoveu ações de sensibilização pelas turmas, de forma a alertar os alunos para a temática. Os alunos foram esclarecidos sobre o prejeto e convidados a participar.

Medida proposta 1.:

Incentivar o uso de sacos de pano para comprar pão, fruta e legumes. Desta forma incentiva-se à diminuição do lixo doméstico, nomeadamente, do uso do plástico e do papel. Como contrapartida, sempre que esta atitude aconteça, o comerciante assinalará na fatura e no final do ano o contribuinte terá direito a um benefício fiscal.

Medida proposta 2.:

Como forma de evitar incêndios e a emissão de gases poluentes para a atmosfera, propõe-se uma alteração à medida já existente sobre a preservação das áreas verdes. Pensa-se que a medida poderá ser revista, uma vez que, continuam a existir proprietários incumpridores na limpeza dos terrenos e que não pagam as devidas coimas.Para esta situação, propõe-se que os seus terrenos sejam nacionalizados e posteriormente vendidos. O lucro dessas vendas, servirá para abater à divida pública.

Medida proposta 3.:

Colocação de máquinas para recolha de vasilhame de vidro. Sempre que um cidadão colocar uma garrafa, receberá um talão com um valor que poderá descontar em compras nas superfícies aderentes. Com esta medida pretende-se reduzir à quantidade de lixo produzido, incentivar à reutilização (se os vasilhames estiverem em bom estado) ou à reciclagem do vidro.