Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Profissional da Região Alentejo (Sede)

Exposição de motivos

Tendo em conta que as alterações climáticas são um facto irrefutável e que colocam em risco o modo de vida de todo o planeta, torna-se fundamental atuar de forma rápida no sentido de atenuar e minimizar os efeitos que já se fazem sentir. Esta ação deve ser concertada entre os poaíses a nível global e devem ser adotadas medidas politicas que, em cada, país possam travar a situação que se vive.

Medida proposta 1.:

Reforço da presença portuguesa, a nível diplomática e nos organismos internacionais que se dedicam a este tema no sentido de contribuir para a definição de políticas internacionais com vista a evitar o aquecimento global.

Medida proposta 2.:

Estímulo à produção em modo biológico através de incentivos fiscais e da compra destes produtos por todos os organismos públicos que ofereçam refeições. ( escolas, hospitais, etc).

Medida proposta 3.:

Incentivos fiscais muito fortes no sentido de apoiar a transição para a utilização de carros elétricos e de instalação de unidades produtores de energia solar que tornem os edifícios autónomos com a obrigatoriedade de todos os carros da frota do estado passarem a ser elétricos e todos os edifícios públicos caminharem no sentido do auto-produção e auto-consumo de energia elétrica.