Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária D. Dinis, Santo Tirso

Exposição de motivos

Tendo em conta a vulnerabilidade de Portugal em relação às consequências do aquecimento global, torna-se urgente a mudança e a adoção de medidas que visem reverter os efeitos do aquecimento global. Tendo em consideração a orientação do Governo Português para o desenvolvimento sustentável e a necessidade de reverter o aquecimento global, é necessária a tomada de medidas como as que estão abaixo mencionadas.

Medida proposta 1.:

Promoção de práticas alimentares alternativas, nomeadamente através da proibição da carne de vaca e de porco em estabelecimentos públicos, uma vez que a produção de metano por parte destes animais é bastante nociva para a camada de ozono, assim como a quantidade de água que é gasta para a sua produção.

Medida proposta 2.:

Imposição de limites de entrada de veículos de combustíveis fósseis nas cidades e plantação e/ou substituição das árvores em espaços urbanos, para diminuir a emissão de gases com efeito de estufa que contribuem severamente para o aquecimento global, assim como para mitigar os efeitos deste.

Medida proposta 3.:

Criação de uma entidade que fiscalize e puna empresas incumpridoras, para impedir que ações danosas contra o ambiente aconteçam sem punição.