Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Profissional CISAVE- Associação Comercial e Industrial de Guimarães

Exposição de motivos

No contexto do tema em causa “Alterações climáticas – Reverter o aquecimento global”, constatou-se que o aumento do aquecimento global, verificado nos últimos anos, é consequência direta da atividade humana devido ao crescimento da atividade indústrial. A indústria, nomeadamente, a que envolve o fabrico da celulose, do papel e a do plástico, são das mais poluentes do mundo, emitindo para atmosfera grandes quantidades de gases causadores do efeito de estufa. O dióxido de carbono é um dos gases de efeito de estufa que mais contribui para o aumento do aquecimento global, havendo uma necessidade urgente de diminuir a sua emissão ou então fazer dele aliado ambiental. Assim sendo, a nossa proposta pretende criar uma forma de aproveitar o dióxido de carbono resultante da atividade industrial e convertê-lo em matéria – prima que poderá ser usada, por exemplo, na produção de biocombustíveis ou combustíveis renováveis. Desta forma, estaremos a contribuir para a redução das concentrações de CO2 causadoras do aumento do aquecimento global. O consumo exagerado de plástico e de papel é também alvo da nossa preocupação. Todos os anos milhões de toneladas de plástico são depositados em aterros demorando centenas de anos para se decompor e toneladas de papel são utilizadas e desperdiçadas sem que seja estudada uma solução viável para diminuir o seu consumo ou promover a sua substituição.

Medida proposta 1.:

Utilização de dióxido de carbono (CO2) recolhido nas industrias, como matéria – prima para a produção de materiais úteis, contribuindo assim, para o combate ao excesso de CO2 responsável pelo aquecimento global.

Medida proposta 2.:

Substituição obrigatória das embalagens de plástico (Ex: garrafas, embalagens alimentares, palhinhas, etc) por embalagens biodegradáveis fabricadas, por exemplo, através de algas mortas encontradas nas praias, diminuindo assim os custos das empresas na fabricação das embalagens e a emissão de gases de efeito de estufa.

Medida proposta 3.:

Substituição do uso de papel nas escolas (a partir do 3º ciclo) pelo uso de aparelhos informáticos, como por exemplo, tablets/computadores. Cada aluno teria acesso a um caderno digital através de uma plataforma informática, onde poderia fazer todas as suas anotações sem ter de recorrer ao uso do papel.