Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

EB1,2,3/JI/S de São Roque do Pico

Exposição de motivos

Alterações climáticas, aquecimento global. Um tema de facto extenso e de grande relevância. É necessário agir em prol do nosso bem estar. Nosso e do nosso planeta, que tem sido transfigurado em virtude da ação antrópica. A composição da nossa atmosfera terrestre tem vindo a ser alterada, tornando-se assim mais suscetível a perturbações significativas que põe em causa o bem estar do nosso planeta. Estamos incessantemente a ser advertidos, a comunidade científica está sempre a divulgar e a deixar claras as evidências da ação antropogénica no aquecimento global. Somos nós os culpados! É necessário refletir. Situações drásticas exigem medidas drásticas. Não é de facto algo simples e espontâneo, exige rigor e disciplina. Com as nossas medidas pretendemos mudar, e transformar o crítico panorama em que nos encontramos nos dias de hoje.

Medida proposta 1.:

Investir, de forma vinculativa na questão energética, aumentando o número de centrais de energia renovável em Portugal;

Medida proposta 2.:

Reduzir os impostos aplicados aos transportes públicos, e atribuir subsídios com o intuito de aumentar a quantidade de transportes públicos híbridos;

Medida proposta 3.:

Reduzir os impostos atribuídos às alternativas renováveis (automóveis elétricos, bombas de calor, painéis solares…) e divulgar ao público as grandes vantagens a nível económico e ambiental que estes aparelhos nos podem proporcionar.