Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Externato Luis de Camões

Exposição de motivos

Durante muito tempo até ?– demasiado tempo, percebemos agora –, o risco do aquecimento global e das alterações climáticas sempre nos pareceu um problema distante, cujas consequências sérias só iriam ser realmente sentidas pelos nossos netos ou bisnetos, ou por comunidades distantes, em latitudes improváveis.É verdade que sempre nos avisaram do que podia vir aí. Mas, no fundo, não parecia nada connosco. Fatalmente, fomos adaptando e atualizando o célebre poema atribuído a Bertolt Brecht às novas circunstâncias, numa sucessão dramática de acontecimentos. Primeiro, vimos o gelo começar a diminuir e os ursos-polares a provocarem-nos uns segundos de compaixão, quando os observávamos isolados e presos em frágeis blocos de gelo à deriva – mas, como não vivíamos nos polos e não éramos ursos, não nos importámos. Depois, recebemos as notícias das primeiras e frágeis ilhas do Pacífico Sul que começavam a desaparecer, nos primeiros sinais de subida do nível das águas – mas, como vivíamos longe e em terra firme, também achámos que não era nada connosco. O mesmo aconteceu com os relatos das cheias que começaram a assolar, com maior intensidade e frequência, as zonas da Ásia mais vulneráveis às consequências do degelo nos Himalaias – mais uma vez, continuamos a não nos importar. E até mesmo quando o efeito das secas prolongadas no Norte do continente africano começou a empurrar mais e mais populações para a Europa, arriscando a vida em frágeis embarcações nas águas do Mediterrâneo, focámos sempre o nosso olhar mais na economia, na política e na geoestratégia do que no clima – como quem queria continuar a acreditar que ?vivia numa espécie de planeta diferente. Foi preciso as ondas de calor começarem a atingir os países ricos, com persistência e com danos absolutamente inquestionáveis, para a perceção geral começar a mudar: sim, existe mesmo um problema de aquecimento global

Medida proposta 1.:

Energias renováveis formas de as tornar mais acessíveis.

Medida proposta 2.:

Usos das redes sociais no combate ao aquecimento global.

Medida proposta 3.:

Como tornar uma escola eficiente.