Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária da Maia

Exposição de motivos

Aluguer de Bicicletas Criação de concursos para PPP (parcerias público-privadas) que providenciem um serviço de aluguer de bicicletas dinâmico, semelhante ao Gira em Lisboa. Pontos a favor: - diminuição do uso de transportes individuais e das consequentes emissões poluentes; - promoção de um estilo de vida mais saudável e consciente; - dinamismo económico com a criação de novos espaços e plataformas; - é um projeto que já foi testado na capital e outras cidades e teve excelentes resultados e que, ainda assim, não deixa de ser pioneiro no resto do território; - diminuição do trânsito no interior dos municípios. Fundo Ambiental Criação de um "Fundo Ambiental" público e transparente, disponível online e em tempo real, interativo dos municípios, que canalize em si toda a receita do Estado proveniente de pretextos ambientais para o uso municipal focado em tornar as zonas urbanas mais verdes e a financiar práticas ecológicas e sustentáveis. Pontos a favor: - transparência política, económica e fiscal, que contribui para: - fortalecimento dos processos democráticos nos quais os cidadãos comummente têm as suas dúvidas; - pragmatismo e eficiência no combate pelo ambiente; - melhoria das infraestruturas e espaços municipais e urbanos; - mais facilidade em adotar práticas ecológicas e sustentáveis. Oferta de Contratos a Reclusos Oferecer contratos a reclusos de baixo risco para a limpeza ativa de florestas, matas e zonas urbanas que representem riscos de incêndio ou careçam de cuidados. Estes contratos não seriam remunerados mas existiria uma redução da pena e com apoios à reinserção social e ao mercado de trabalho. Pontos a favor: - redução da poluição das florestas, matas e zonas urbanas (fator ambiental, fator visual, fator de perigo); - minimização excecional do risco de incêndios e as suas emissões catastróficas para a atmosfera; - o custo é extremamente baixo para algo com um valor extremamente alto; - apoios à reabilitação dos reclusos como membros de uma comunidade e sociedade e apoios à reinserção dos mesmos no mercado de trabalho

Medida proposta 1.:

1. Criação de concursos para PPP ( parcerias público-privadas) que providenciem um serviço de aluguer de bicicletas dinâmico, semelhante ao Gira em Lisboa.

Medida proposta 2.:

2. Criação de um "Fundo Ambiental" público e transparente, disponível online e em tempo real, interativo dos municípios, que canalize em si toda a receita do Estado proveniente de pretextos ambientais para o uso municipal focado em tornar as zonas urbanas mais verdes e a financiar práticas ecológicas e sustentáveis.

Medida proposta 3.:

3. Oferecer contratos a reclusos de baixo risco para a limpeza ativa de florestas, matas e zonas urbanas que representem riscos de incêndio ou careçam de cuidados. Estes contratos não seriam remunerados mas existiria uma redução da pena e com apoios à reinserção social e ao mercado de trabalho.