Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Profissional das Capelas

Exposição de motivos

A Escola Profissional de Capelas realizou duas iniciativas sobre o tema do Parlamento dos Jovens. Inicialmente foi realizada uma exposição temática com cartazes, subordinada ao tema. Na primeira semana de janeiro do presente, realizamos um debate sobre a temática, participando diversos alunos da comunidade educativa. Uma vez que só se apresentou uma lista não pudemos realizar um debate ativo entre membros das diversas listas.

Medida proposta 1.:

Criação de uma lei que incentivasse população e empresas a realizar a separação e tratamento de resíduos, contribuindo para a diminuição da emissão de gases. No entanto, os incumpridores, em termos individuais, deveriam realizar trabalho comunitário, como limpeza de praias, rios, ribeiras, matas e florestas. A nível empresarial, o Estado deveria aumentar os impostos e reduzir outras ajudas.

Medida proposta 2.:

Criação de uma organização governamental que visasse promover a reciclagem, tratamento de resíduos, emissão de gases e reflorestação. Esta seria, igualmente, responsável por proteger diversos espaços naturais, com o fim de preservar, não só, as espécies endémicas, como também, outras espécies. A organização teria uma dupla responsabilidade pois, por outro lado, protegeria a natureza, por outro, criaria novos postos de emprego, essenciais para o desenvolvimento da economia de cada região.

Medida proposta 3.:

Criação de pontos de recolha em todas as freguesias. O Objetivo seria utilizar o mesmo sistema das Finanças, as faturas prémio. Nestes pontos, estaria presente um funcionário que recolheria os materiais recicláveis e atribuiria um recibo. Assim sendo, no fim do ano, todos estes recibos iriam fazer parte de um sorteio, cujos vencedores ganhariam um prémio. Esta medida criaria igualmente novos postos de emprego.