Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária Campos de Melo, Covilhã

Exposição de motivos

O aquecimento global está associado ao aparecimento de fenómenos climáticos extremos que atingem todo o planeta. Um dos fatores que mais contribui para este fenómeno é a emissão de gases de efeito estufa em diversos setores das nossas vidas. As queimadas contribuem significativamente para o aumento de CO2 na atmosfera, sendo assim a proibição das mesmas, seria uma mais-valia para a diminuição da emissão deste gás minimizando assim o seu efeito no aquecimento global. Em vez de se queimarem, os resíduos dos campos e quintas devem ser recolhidos por carrinhas disponibilizadas pelas câmaras municipais e entregues nos centros de biomassa existentes no país, sendo que estes participam em 50% das despesas deste meio de recolha. Com as matas limpas há menos probabilidade de incêndios e assim libertação de gases poluentes da atmosfera. Para maior garantia do tratamento dos terrenos deveria se elevar a multa de quem não cumpre com o seu dever de modo a que a quantia seja superior aos gastos da limpeza. Com ferramentas a serem disponibilizadas e com uma mão de obra mais barata, poderá garantir-se uma maior colaboração de todos os proprietários de matas contribuindo positivamente para o cumprimento da limpeza das mesmas. Tendo em conta que as fábricas com o seu funcionamento emitem uma elevada quantidade de gases poluentes para a atmosfera a implementação de filtros nas chaminés das fábricas são importantes na diminuição da emissão destes gases e assim ajudar a combater o aquecimento global.

Medida proposta 1.:

Proibição de queimadas e os resíduos das mesmas são recolhidas pelas câmaras municipais para centros de biomassa, sendo que estes também participarão nos custos desta recolha em 50%.

Medida proposta 2.:

Disponibilizar ferramentas e mão-de-obra, com custos baixos para que as despesas com as limpezas dos terrenos não sejam tão elevados, permitindo assim o acesso a este processo de todos

Medida proposta 3.:

Implantar filtros de absorção de gases em todas as fábricas por parte dos proprietários, sendo aplicada uma coima a quem não cumprir esta regra.