Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto

Exposição de motivos

A questão das alterações climáticas tem estado na ordem do dia e no centro da discussão política, tanto mais que alguns países que contribuem em larga escala para os problemas que afetam o planeta recusam assumir a sua responsabilidade e, por vezes, assistimos a dirigentes políticos que procuram diminuir o alcance destas questões. Mas na verdade apesar da importância das medidas políticas que podem ser implementadas para reverter a situação provocada pelas alterações climáticas, a verdade é que a diferença fundamental se encontra na responsabilidade e educação de cada individuo para estas questões. Na nossa opinião o que pode fazer a diferença real, são as atitudes individuais e as opções individuais de cada um de nós. É considerando a importância da ação individual que nós propomos a política dos três “R”. Apostar na reutilização de garrafas de longa duração para o consumo da água, libertando uma das grandes fontes de consumo de plástico. Apostar firmemente numa política de utilização das renováveis criando sistemas mistos que permitam a cada individuo assegurar a sua autonomia na produção de energia deixando de lado as pressões dos grandes produtores e fornecedores de energia. Reduzir o consumo de todo o tipo de produtos ligados á produção de maiores quantidades de metano, de forma a diminuir o seu impacto final. A experiência mostra que políticas de proibição, são muito pouco eficazes, a educação ambiental, o conhecimento da realidade e a criação de sensibilidade para os problemas podem potenciar uma adesão real de todos e logo resultados a longo prazo muito superiores aqueles obtidos por uma politica de proibição. O conhecimento é essencial para a responsabilização e a mudança de atitude começa com a responsabilização individual. Cada um assume a responsabilidades pelas opções tomadas com o conhecimento que lhe foi facultado. A mudança pode inicialmente ser lenta mas, a pouco e pouco vai-se alargando. Uma atitude baseada nos três “R”, de Reflexão, Responsabilidade, e Resiliência pode provocar a mudança de cada um de nós e de todos.

Medida proposta 1.:

1. Reutilização das garrafas de água substituindo, nas Escolas e no dia a dia, as garrafas plásticas por garrafas de longa duração que seriam fornecidas pela própria Escola e abastecidas com água da companhia. A utilização de garrafas plásticas obrigaria à sua reciclagem seletiva.

Medida proposta 2.:

2. Renovação: uma aposta na criação real de, políticas de incentivo e apoio à implementação de sistemas domésticos e para pequenas empresas que permitam a utilização de energias renováveis e permitam aos cidadãos prescindir da energia fornecida pelas redes de distribuição.

Medida proposta 3.:

3. Redução do consumo de produtos vegetais ou animais que produzam uma maior quantidade de metano, como por exemplo as carnes vermelhas e o arroz.