Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Profissional de Trancoso

Exposição de motivos

PROJETO DE RECOMENDAÇÃO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS (Considerações ou argumentos que justificam ou enquadram as medidas propostas; máximo 3000 caracteres. Confira estes limites no seu texto antes de copiar e colar nos espaços previstos.) ”As Alterações Climáticas” traduzem um tema que, embora alguns neguem a pertinência da sua existência, constituem uma preocupação que afeta qualquer ser vivo e em qualquer parte do mundo. Trata-se de um problema que, além de atual, exige das sociedades contemporâneas uma alteração de comportamentos que vá ao encontro de novos equilíbrios mundiais. Mais do que um problema real, trata-se de uma questão civilizacional, cuja resolução parte de uma cultura e educação de base. Nessa medida, é imperioso que seja abordado e tratado desde as idades mais precoces, promovendo nas crianças uma mentalidade e uma cultura direcionada para a proteção do ambiente. Educar para a cidadania tem, necessariamente, de remeter para conteúdos e valores ambientais que a escola responsavelmente deve transmitir. É no sistema educativo que temos de apostar e através do qual se encontrarão algumas soluções, que permitirão ajudar a reverter o aquecimento global.

Medida proposta 1.:

Criar, no âmbito das questões ambientais, currículos de caráter obrigatório, que sejam integrados na formação das crianças desde o ensino pré-escolar.

Medida proposta 2.:

Apostar definitivamente nas Energias Renováveis, dando exemplo e investindo na sua aplicação a todos os edificios públicos.

Medida proposta 3.:

Proporcionar mais e melhores incentivos à eliminação do consumo de combustíveis fósseis, diminuindo a tributação fiscal das empresas que apostem na utilização de energias amigas do ambiente.