Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

ENSIGUARDA - Escola Profissional da Guarda

Exposição de motivos

A grande luta do ser humano durante este próximo século será, não só, combater as alterações climáticas, mas acima de tudo reverter a situação atual que se revela cada vez mais preocupante. O alerta está dado, mas ainda existe algum descrédito sobre aquilo que poderá acontecer ao nosso planeta nas próximas décadas. Todos nós somos responsáveis pela situação ambiental que queremos deixar às nossas próximas gerações. Se nada fizermos, a Terra poderá vir a ser um planeta desflorestado, com temperaturas cada vez mais alteradas, situações de seca mais permanentes, assim como cheias causadas pela subida do nível da água do mar e a existência de fenómenos climáticos cada vez mais extremos, criando condições para catástrofes naturais mais frequentes. Assim, é necessário que o Estado se envolva cada vez mais nesta luta, criando medidas que fomentem, de forma urgente, a mudança de pensamento da sociedade. Cabe também, a cada cidadão, perceber que a responsabilidade também está nas suas mãos, alterando as suas atitudes diárias que podem fazer a diferença e ajudar a reverter a situação das alterações climáticas.

Medida proposta 1.:

Criação de benefícios fiscais para quem pretenda instalar, no seu carro movido a gasolina, um sistema de hidrogénio. Esta é uma das energias mais limpas, é renovável, não torna o carro obsoleto e promete ser um dos principais substitutos dos combustíveis fósseis num futuro cada vez mais próximo.

Medida proposta 2.:

Redução do consumo de plástico, através da utilização de copos reutilizáveis em festivais, concertos e espetáculos desportivos e substituição de produtos embalados previamente por produtos a granel nas pequenas e grandes superfícies, sem a utilização de sacos de plástico. Para o consumidor, comprar a granel significa menos desperdício alimentar e ambiental e mais poupança, pois os produtos são mais baratos.

Medida proposta 3.:

Criação de uma disciplina obrigatória de Educação Ambiental, presente no percurso escolar desde o primeiro ano do ensino básico. É necessário que as novas gerações percebam a importância das alterações climáticas e daquilo que possa acontecer, se nada for feito. Mudar mentalidades vai ajudar a mudar as atitudes no futuro.