Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica e Secundária D. Afonso III, Vinhais

Exposição de motivos

“É obrigação do homem proteger o que vai restando da nossa biodiversidade, habitats e paisagens, sujeitos a uma degradação ambiental de grande escala, a nível global, e pior que isso, que ocorre de forma crescente, e quase invisível para a maioria dos habitantes deste planeta. Não devemos ser um elemento apático, cabe a cada um de nós dar o nosso respetivo contributo na preservação do planeta e, cabe a cada um de nós alertar para esta questões e tentar conservar o planeta.” João Carrola As alterações climáticas, fruto de diversos fatores, entre os quais a excessiva emissão de dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4), gerada por diversas atividades como a indústria, a agropecuária, a queima de carvão, petróleo ou gás e, por outro lado, pela desflorestação que culmina na diminuição da absorção natural de CO2, são causa de grande preocupação. De ano para ano, o clima tem vindo a mudar, colocando em risco o bem estar das espécies nos diversos ecossistemas, pondo em causa até a nossa sobrevivência. A temperatura média do globo (15ºC) está a aumentar, facto que altera gravosamente os ciclos naturais de que nós e todos os seres vivos dependem. Assim, dado que não existe um plano alternativo porque não existe um planeta alternativo, pretendemos com as seguintes medidas reduzir os efeitos nefastos do ser humano no planeta terra a nível climático e ambiental.

Medida proposta 1.:

Apoio para a construção de micro-empresas num mercado especializado de produtos orgânicos nacionais e promovendo a divulgação do seu consumo e diminuição de custo.

Medida proposta 2.:

Aumentar a investigação e inovação tecnológica com o objetivo de reduzir a emissão de gases com efeito de estufa.

Medida proposta 3.:

Alertar a sociedade para os impactos que advêm das alterações climáticas, aplicando elevadas sanções nas indústrias poluentes e abordando sistematicamente estes assuntos na comunicação social.