Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica e Secundária de Mêda

Exposição de motivos

O tema das alterações climáticas há muito que tem vindo a ser discutido, mas as decisões sobre medidas concretas para reverter a situação ou evitar o seu agravamento, não têm sido assumidas pelos governos com a prioridade que a seriedade do problema justificaria. Os atropelos no cumprimento do Protocolo de Quioto ou das determinações do Acordo de Paris são disso um exemplo. Mas o planeta não pode esperar por consensos improváveis, as mudanças têm de acontecer já. Os órgãos de decisão dos países devem assumir a sua responsabilidade e, na hora de definir orçamentos, dar prioridade a medidas com impacto na qualidade ambiental, preferencialmente fundamentadas por estudos e recomendações com origem em entidades credíveis na área, que têm diagnosticadas as causas principais deste problema. A nossa prioridade, na escolha das medidas, foi para áreas em cujo âmbito consideramos ser urgente atuar: a queima de combustíveis fosséis em veículos e na indústria e a libertação de metano pela indústria agropecuária.

Medida proposta 1.:

Expandir e melhorar o sistema ferroviário.

Medida proposta 2.:

Proibir a venda de garrafas de plástico descartáveis, para promover o uso de garrafas reutilizáveis e diminuir a produção da indústria dos plásticos.

Medida proposta 3.:

Implementar taxas para regular a importação de carne, de modo a favorecer o consumo de carne nacional e contribuir para redução do impacto ambiental indústria agropecuária.