Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Profissional da Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada

Exposição de motivos

1. No dia 11 de janeiro de 2019, os formandos foram contemplados com uma sessão de esclarecimento dada pelo Professor José Manuel Azevedo, da Universidade dos Açores. A ação dirigida aos formandos dos cursos de nível IV decorreu com o maior interesse, pois os formandos levantaram diversas questões pertinentes, às quais o orador respondeu de forma clara e objetiva. 2. Diversas pesquisas sobre o tema e diversos debates quer na disciplina de Português e na disciplina de Área de Integração.Os debates realizaram-se na sala de aula e nas redes sociais. 3.Os formandos gostariam de ver debatido no próximo ano o seguinte tema:" A Inteligência Artificial, vantagens e desvantagens". Projeto de recomendação: A preocupação com o ambiente é cada vez mais evidente, contudo, como se sabe, ainda há muito a fazer para melhorar e prevenir a sobrevivência no planeta Terra. O aquecimento global pode ser definido como o processo de elevação média das temperaturas da Terra ao longo do tempo. No aumento das alterações climáticas existem causas naturais e existem causas provocadas pela ação humana. As de ação humana são maioritariamente responsáveis pelo aquecimento global, isto deve-se ao facto do número de países desenvolvidos ter aumentado e, por consequência, o número de indústrias está cada vez mais elevado, levando a uma maior capacidade de possuir viatura própria e de consumir diversos bens e serviços, fazendo aumentar, assim, os resíduos, os gases poluentes e outras formas de poluição. Desta forma, enquanto seres humanos, é necessário estarmos atentos a cada gesto e a cada atitude que possa colocar em causa a sustentabilidade ambiental, pois a proteção do nosso planeta é um dever de todos, por isso temos obrigação de ter uma boa conduta nas nossas atitudes diárias, de modo a proteger o meio que nos rodeia.

Medida proposta 1.:

Criação de uma aplicação móvel que comprove a realização dos 3 Rs. Através da colocação de um código QR no produto e no Ecoponto, comprovar-se-ia a colocação do objeto no ecoponto correto. Com a utilização desta aplicação, os utilizadores acumulariam pontos que poderiam ser trocados por bens ou serviços que aderissem a esse código.

Medida proposta 2.:

Filtração do CO2 - separação do carbono e o seu aproveitamento para combustão para gerar energia. Esta técnica consiste na inspiração do ar, passando, em seguida, por filtros e, através de um processo, dar-se-á a separação do carbono do CO2, reciclando, assim, o carbono que já existe na terra.

Medida proposta 3.:

Reaproveitar os desperdícios alimentares e transformá-los em fertilizantes. Através da criação de uma cooperativa, por exemplo, seriam recolhidos todos os desperdícios alimentares, quer das grandes superfícies, quer das lotas e até mesmo de individuais e, posteriormente, seriam distribuídos pelos cooperantes, que neste caso seriam agricultores.